Xiaomi 13 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: celular top chinês bate rival da Apple? | Comparativo

Xiaomi 13 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: celular top chinês bate rival da Apple? | Comparativo

Xiaomi 13 Ultra vs iPhone 14 Pro Max: celular top chinês bate rival da Apple? | Comparativo

16 de setembro de 2023 8

O Xiaomi 13 Ultra foi lançado como o melhor smartphone da história da marca chinesa, mas também visa concorrer com outros rivais poderosos do mercado, como é o caso do iPhone 14 Pro Max.

Ao colocar de um lado o top de linha da Xiaomi; e do outro, o flagship da Apple, temos a melhor opção do momento em qual deles? O Comparativo do TudoCelular te conta a resposta agora.


Xiaomi 13 Ultra: o melhor celular top de linha já lançado pela marca chinesa? | Análise / Review


Android
06 Set


iPhone 14 Pro Max: celular mais caro da Apple tem evoluções pontuais | Análise / Review


Apple
10 Out

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Xiaomi 13 Ultra

Iniciamos pelo design com dois visuais bem diferentes aqui. A Xiaomi usa um aro circular grande para englobar as câmeras traseiras, além das suas curvas na moldura e do notch em furo na parte da frente. Do outro lado, a Apple ainda explora o seu bloco com as lentes formando um triângulo e suas laterais mais retas, só que agora o entalhe ficou mais compacto, devido à Ilha Dinâmica.

O 13 Ultra é construído de alumínio no corpo e um couro vegano na traseira, enquanto o iPhone permanece com um chassi metálico e o vidro fosco na parte de trás. Os dois celulares fornecem certificação IP68, para garantir resistência contra líquidos e poeira.

Apple iPhone 14 Pro Max

A chinesa oferece um corpo mais leve e menos largo. Já o 14 Pro Max apresenta dimensões menores na altura e na espessura. O Xiaomi é o único da dupla que possui um leitor de impressões digitais, localizado sob a tela.

Ambas as fabricantes dispensam a expansão do armazenamento, ao deixarem de fora o slot para cartão de memória. Já na parte de conectividade, o Bluetooth 5.3 e a tecnologia NFC estão presentes nestes dois, porém apenas o modelo chinês suporta o Wi-Fi de sétima geração

Visual e conectividade mais modernos de um lado; melhor construção do outro. Começamos com um empate.

Melhor construção

iPhone 14 Pro Max

Melhor proteção contra arranhões

iPhone 14 Pro Max

Visual mais moderno

Xiaomi 13 Ultra

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Xiaomi 13 Ultra

Melhor certificação de resistência?

Ambos

Qual é mais compacto e leve?

Ambos

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 7?

Xiaomi 13 Ultra

Bluetooth mais avançado

Ambos

Multimídia e recursos

Tela



Tanto a Xiaomi quanto a Apple optaram por uma tela do tipo OLED, que tem um tamanho de cerca de 6,7 polegadas, com uma ligeira vantagem para o 13 Ultra. Mas o iPhone compensa com um nível de brilho superior e e uma calibração de cores que beira à perfeição.

Dos dois lados, temos uma resolução acima de Full HD e suporte às tecnologias HDR10+ e Dolby Vision, para melhorar a exibição em serviços de streaming compatíveis. Eles também contêm proteção contra arranhões, seja pelo Gorilla Glass Victus do Xiaomi, ou pelo Ceramic Shield do 14 Pro Max.

Ambos os painéis ainda contam com uma taxa de atualização de 120 Hz. E como são do tipo LTPO, é possível baixar até 1 Hz, para economizar bateria em imagens estáticas.

Com um brilho maior e melhores cores, o iPhone anota o ponto.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

iPhone 14 Pro Max

Mais cores

iPhone 14 Pro Max

Melhor resolução de tela

Ambos

Tela maior

Xiaomi 13 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Xiaomi 13 Ultra

Suporta HDR10+?

Ambos

Suporta Dolby Vision?

Ambos

Tela de Hz elevada?

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Ambos

Qualidade geral da tela

iPhone 14 Pro Max

Som



Como temos aqui dois flagships, estes aparelhos fornecem um sistema de áudio estéreo, para dar uma experiência imersiva ao usuário. Eles aproveitam o alto-falante de chamadas como canal adicional, e o chinês ainda possui uma terceira saída de som.

Mas mesmo com o trio, o 13 Ultra não chega a alcançar toda a potência sonora entregue pelo iPhone. A Apple também vence o concorrente em qualidade, por conter um equilíbrio maior entre graves, médios e agudos. Nenhum deles contém um conector padrão para fones de ouvido, nem mandam um acessório adaptado na caixa.

É mais um ponto para o 14 Pro Max.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

iPhone 14 Pro Max

Potência sonora

iPhone 14 Pro Max

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema



O Xiaomi 13 Ultra vem com o Android 13 nativo, sob a interface MIUI 14. Já o iPhone 14 Pro Max possui o iOS 16 de fábrica. Apesar de a chinesa prometer três atualizações de software, ainda fica atrás dos vários anos de suporte garantidos pela gigante de Cupertino aos seus dispositivos.

Tanto um quanto o outro oferecem um sistema ágil e uma boa fluidez de navegação, graças aos 120 Hz de taxa de atualização. Também temos neles a compatibilidade com o 5G, para garantir rede móvel veloz.

A Xiaomi tem como principais recursos os atalhos em menu flutuante, o sensor de batimentos cardíacos integrado ao leitor biométrico e a expansão da memória RAM. Do outro lado, a Apple fornece o Always-on Display e as ferramentas em volta da Ilha Dinâmica, como informações de eventos, notificações, alertas, cronômetro e privacidade.

A maior longevidade do iPhone dá o ponto para ele.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 14 Pro Max

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho

De um lado, está a plataforma Snapdragon 8 Gen 2 que equipa o 13 Ultra. Do outro, aparece o chip A16 Bionic para alimentar o 14 Pro Max. Qual deles entrega o melhor desempenho? O iPhone levou a melhor nos nossos testes, com quase sete segundos de vantagem no tempo total. Ele se destacou principalmente na primeira rodada, ao abrir os apps mais rapidamente que o rival.

Nos benchmarks, o Xiaomi ainda consegue levar a melhor no AnTuTu, com uma pontuação 15% maior que o concorrente da “Maçã”, que fica acima nos indicadores do Geekbench. Já nos jogos, ambos conseguem rodar todos os títulos que experimentamos em qualidade máxima, com extras ativados e ótima fluidez.

O desempenho multitarefas pesa mais e dá o ponto para o iPhone.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 14 Pro Max

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Xiaomi 13 Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone 14 Pro Max

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria

O 13 Ultra é alimentado por uma bateria de 5.000 mAh, maior que a de 4.323 mAh do 14 Pro Max. Será que a otimização do sistema da Apple consegue superar a capacidade superior da Xiaomi? Não foi isso que vimos nos nossos testes padronizados. O smartphone da chinesa registrou 31 horas e meia de autonomia, com uma vantagem de quase cinco horas sobre o iPhone.

E mesmo no carregamento, não temos diferença no cenário. O Xiaomi traz um adaptador de 90 W, que permite completar o processo em menos de 40 minutos. Bem diferente do 14 Pro Max, que leva 1 hora e meia até chegar nos 100%.

Este é um ponto fácil para a chinesa.

Qual tem mais bateria?

Xiaomi 13 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Xiaomi 13 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Xiaomi 13 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Encontramos quatro câmeras traseiras no Xiaomi, contra um conjunto triplo do iPhone. A principal de 50 MP do 13 Ultra até capricha na ampla faixa dinâmica das suas imagens, mas o 14 Pro Max acerta mais nas cores e no contraste com a sua de 48 MP. Sem falar que tira fotos com menos ruídos à noite.

A ultrawide dos dois mantém a boa qualidade vista na principal, além de exercer a função macro, graças ao foco automático. A chinesa colocou uma lente telefoto com zoom óptico de 3,2 vezes e uma periscópica com zoom de 5 vezes no seu dispositivo. Essa combinação permite mais possibilidades de registros de longe do que as capturas feitas com a teleobjetiva com zoom óptico de 3 vezes do modelo da Apple.

O Xiaomi marca pela maior versatilidade; e o iPhone pontua por melhores cores e modo noturno.

Melhor conjunto de câmera traseira

Xiaomi 13 Ultra

Melhores fotos de dia

iPhone 14 Pro Max

Melhores fotos noturnas

iPhone 14 Pro Max

Conjunto mais versátil

Xiaomi 13 Ultra

Melhor ultrawide

iPhone 14 Pro Max

Melhor teleobjetiva

Xiaomi 13 Ultra

Melhor macro

Ambos (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Xiaomi 13 Ultra

A filmadora da dupla é capaz de gravar em 4K a 60 fps, porém apenas a do 13 Ultra consegue vídeos em 8K a 24 fps. Ambos possuem estabilização óptica, para lidar com os tremidos, foco ágil e uma captura de som estéreo e limpa.

Mesmo assim, é o iPhone que vai obter as melhores filmagens aqui. Sem falar nos recursos a mais que ele entrega, como o Modo Ação, que aprimora ainda mais a estabilização, e o Modo Cinemático, para desfocar o fundo em tempo real.

É ponto para o 14 Pro Max.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 24 fps?

Xiaomi 13Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

iPhone 14 Pro Max

Melhores recursos de vídeo

iPhone 14 Pro Max

Fotos tiradas com o Apple iPhone 14 Pro Max

A câmera frontal do Xiaomi pode ter uma resolução maior, mas isso não quer dizer que registra as melhores selfies. A qualidade delas no chinês até agrada, porém este é o ponto forte do iPhone, com alta nitidez, cores vibrantes, contraste que ressalta o tom de pele, e um modo retrato quase impecável. O modo noturno do 14 Pro Max também é o melhor da dupla aqui, além de ele ser o único da dupla a gravar de frente também em 4K.

O iPhone amplia o placar.

Melhor conjunto de câmera frontal

Xiaomi 13 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

iPhone 14 Pro Max

Melhor selfie

iPhone 14 Pro Max

Preço

Somente a Apple lançou o seu flagship no Brasil, pelo preço sugerido que parte de R$ 10.500. Contudo, o iPhone 14 Pro Max já aparece por algo próximo a R$ 7.000 no mercado atual, o mesmo valor que é possível encontrar o Xiaomi 13 Ultra no varejo nacional por meio de importadores.

Portanto, fechamos o duelo com um empate.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

iPhone 14 Pro Max

Qual tem menor custo atual?

Nenhum

Conclusão

Na disputa entre estes flagships, o Xiaomi 13 Ultra não foi páreo para o iPhone 14 Pro Max. O modelo da chinesa tem como destaques aqui o seu design mais moderno, a bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga, além do seu conjunto de câmeras mais versátil.

Mas é o rival da Apple que se mostra o mais completo da dupla. Ele possui a construção mais avançada, a tela com maior brilho e melhores cores, o som mais potente e equilibrado, o sistema com maior longevidade e o desempenho multitarefas superior. Fora o conjunto de câmeras que tira as melhores fotos de dia e à noite, tem maior qualidade de vídeos e registra selfies com melhores cores, contraste e modo retrato.

Os dois celulares são encontrados pelo mesmo preço no mercado brasileiro. Só que a quantidade de benefícios a mais do iPhone tornam este a melhor opção para a compra da dupla, a menos que você tenha uma grande necessidade de uma bateria melhor.

RESULTADO

Xiaomi 13 Ultra: 4 PONTOS

  • Design e conectividade mais modernos
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Câmeras traseiras mais versáteis
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Apple iPhone 14 Pro Max: 9 PONTOS

  • Construção mais premium
  • Tela com mais brilho e cores
  • Som mais potente e equilibrado
  • Sistema com maior longevidade
  • Melhor desempenho multitarefas
  • Câmeras traseiras com melhores cores e modo noturno
  • Vídeos mais nítidos e com melhores recursos
  • Selfies mais nítidas, com melhores cores e modo retrato
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Você acha melhor as vantagens do 13 Ultra do que o conjunto mais completo do iPhone? Qual deles seria a sua opção de compra? Comente tudo aí no espaço abaixo.

(atualizado em 17 de setembro de 2023, às 02:48)


Read More

Laisser un commentaire

Your email address will not be published.